Fiesp propõe debates e soluções no encontro "Brasil Sem Medo de Crescer", nos próximos dias 14 e 15

Apesar da perspectiva de crescimento econômico para a próxima década, Brasil deve enfrentar várias barreiras para garantir os resultados no ritmo necessário. Entre os obstáculos estão os já conhecidos componentes do alto Custo Brasil – como a alta carga tributária e burocracia– que tornam os produtos e serviços brasileiros mais caros, desestimulam investimentos e freia o crescimento interno.

Com dimensões continentais e um agronegócio pujante, o País ainda registra grande disparidade entre as modalidades de transporte em suas regiões e perde por não haver integração logística entre seus estados.

Como essa questão irá impactar o futuro do País e quais as soluções possíveis serão o foco dos debates no 6º Encontro de Logística e Transporte “Brasil Sem Medo de Crescer”, promovido pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, nos próximos dias 13 e 14 de junho, em São Paulo.

Alto Custo Logístico. De acordo com estudo do Instituto de Logística e Supply Chain (Ilos), o total de custos logísticos no Brasil, em 2008, chegou a R$ 334,07 bilhões (11,6% do PIB).

A utilização integrada dos modais pode diminuir significativamente os custos para as empresas e para o País. Mas, para isso se tornar realidade é necessário um planejamento e melhorias da infraestrutura de transportes (atualmente intensificada em rodovias), além da simplificação dos processos e tributos.

O trajeto de uma mercadoria de Camaçari/BA para São José dos Campos/SP, por exemplo, resulta, atualmente, no recolhimento do Imposto de Circulação Mercadoria e Serviços (ICMS) por três vezes. Com a instituição do Transporte Multimodal de Cargas, o imposto poderia ser recolhido apenas uma vez e na origem. Essa simplificação só poderá ser viabilizada com uma revisão tributária.

Por Dulce Moraes 
Agência Indusnet Fiesp
(Postado em 11/06/2011)

Últimos

Indique a um amigo

Rua Simeão Esmeraldino de Menezes, n° 400, Shopping Unisul, 2° Andar, Uniparque - Sala 50
Dehon - Tubarão, SC - CEP: 88704-090
Fone: +55 (48) 3628-1419
Valle de Tecnologia UTPL. San Cayetano Alto
Loja.
Fone: +593 (72) 570-275

Desenvolvido por: GEX Tecnologia - Soluções para seu negócio. Sistemas e Websites