Vencimento de concessões é oportunidade para reduzir o custo da energia no país

Os brasileiros pagam uma das maiores tarifas mundiais de energia elétrica, apesar de viverem em um país com um dos menores custos de geração. A distorção é causada principalmente pelos custos de amortização dos investimentos no setor, que vêm embutidos na conta e, em muitos casos, já foram pagos pelos consumidores.

Para o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, Paulo Skaf, o vencimento de algumas concessões do setor elétrico, a partir de 2014, é uma ótima oportunidade para que se comece a reduzir o preço da energia no Brasil. “As usinas que terão suas concessões vencendo a partir de 2014 e 2015 são antigas, têm mais de 50, 60 anos. Os valores investidos pelos concessionários já estão amortizados. Por isso não faz mais sentido que estejam incorporados à tarifa”, afirma Skaf.

Para garantir um valor mais justo para energia, o presidente vem defendendo a realização de leilões para essas concessões. “Além de a lei determinar a realização de novas licitações ao final do prazo, esse mecanismo é o mais eficiente para se obter uma redução significativa nas tarifas, o que vai beneficiar toda a população brasileira”, defende. De acordo com estudo inédito da Fiesp, a economia gerada aos consumidores pode chegar a quase 1 trilhão de reais no prazo de 30 anos.

Energia cara

A necessidade de reduzir o valor cobrado na conta de luz fica ainda mais evidente na comparação com o mercado internacional. O Brasil perde apenas para Alemanha e Áustria no ranking da energia elétrica mais cara do mundo, segundo levantamento de Alcides Leite, professor de economia na Trevisan Escola de Negócios, realizado com dados da Aneel e da Agência Internacional de Energia. A tarifa de energia elétrica residencial brasileira é quase o dobro da praticada nos Estados Unidos, por exemplo. 

A redução dos valores das tarifas, além de favorecer todos os brasileiros, pode baixar o custo da produção industrial e aumentar a competitividade do país. O impacto dos custos da energia elétrica na competividade do Brasil será um dos temas no 12º Encontro Internacional de Energia da Fiesp, que acontece nos próximos dias 15 e 16 de agosto, em São Paulo. Com o tema “Energia para um Brasil Competitivo”, o evento discutirá os principais entraves e soluções na questão energética no País em todas as suas fontes: hidroelétricas, eólicas, energias limpas, petróleo e gás natural.

Fiesp
- http://www.fiesp.com.br
ACESSADO EM 21/07/2011

Últimos

Indique a um amigo

Rua Simeão Esmeraldino de Menezes, n° 400, Shopping Unisul, 2° Andar, Uniparque - Sala 50
Dehon - Tubarão, SC - CEP: 88704-090
Fone: +55 (48) 3628-1419
Valle de Tecnologia UTPL. San Cayetano Alto
Loja.
Fone: +593 (72) 570-275

Desenvolvido por: GEX Tecnologia - Soluções para seu negócio. Sistemas e Websites