O Sócio-Diretor do Grupo STANDARD Consultoria, o Dr. em Eng. de Produção pela UFSC, Luciano Rodrigues Marcelino, é colunista assíduo da Revista PortoSul - parceira do Grupo STANDARD Consultoria.
A coluna retrata sempre sobre Gestão. Nesta última edição, Luciano abordou o tema Gestão Estratégica.
Confira abaixo:

Todo processo de desenvolvimento sustentável requer muito mais do que discursos de desenvolvimentismo e de falsos líderes, com interesses próprios e sem projetos devidamente fundamentados técnica e financeiramente, orientados por estratégias de Planos de Estado e voltadas para o bem comum.  
 

Um projeto é um empreendimento com características próprias, tendo princípio e fim, conduzido por pessoas, para atingir metas estabelecidas dentro de parâmetros de prazo, custo e qualidade. Um projeto é um empreendimento temporário cujo objetivo é criar um produto ou serviço distinto e único. Ou ainda, segundo a American Management Association, se compreende por projetos o processo de reunir e liderar uma equipe de pessoas e outros recursos, para estimar, planejar, acompanhar e controlar um número de tarefas relacionadas entre si, que resulta num produto final específico, que deve ser criado num prazo, dentro de um orçamento e de acordo com as especificações.

Para se gerenciar qualquer projeto, precisa-se ter determinado qual a metodologia a ser utilizada em todo o processo de gerenciamento, de forma a acompanhar todas as fases estabelecidas no projeto e medir seus resultados. Uma metodologia adequadamente escolhida representa de forma clara e eficaz as etapas e o resultado do projeto.

Como boa prática mundialmente reconhecida, a metodologia de gerenciamento de projetos, concebida pelo PMI (Project Management Institute), há mais de 40 anos, vem oportunizando de compartilhar teorias, melhores práticas e experiências em gerenciamento de projetos.

O PMI acredita que um gerenciamento de projetos eficaz é indispensável para converter estratégias em resultados positivos de negócios. Diante do cenário de crescente competição no mercado global, os gestores se encontram sob grande pressão perante as entregas de projetos dentro de prazos e do orçamento estabelecido. O guia PMBok é baseado em processos e subprocessos para descrever de forma organizada o trabalho a ser realizado durante o projeto.

O conhecimento de gerenciamento de projetos, descrito no Guia PMBok consiste em: definição do ciclo de vida e da organização de um projeto; e descrição dos grupos de processos de gerenciamento de projetos: Iniciação (preparação), Planejamento, Execução, Monitoramento (Controle) e Encerramento.

As áreas de conhecimento que constituem a base do gerenciamento de projetos do PMI, são: integração do projeto; escopo do projeto; tempo do projeto; custos do projeto; recursos humanos do projeto; comunicações do projeto; riscos do projeto; aquisições do projeto.

Autor: Luciano Rodrigues Marcelino, Dr.

 

Últimos

Indique a um amigo

Rua Simeão Esmeraldino de Menezes, n° 400, Shopping Unisul, 2° Andar, Uniparque - Sala 50
Dehon - Tubarão, SC - CEP: 88704-090
Fone: +55 (48) 3628-1419
Valle de Tecnologia UTPL. San Cayetano Alto
Loja.
Fone: +593 (72) 570-275

Desenvolvido por: GEX Tecnologia - Soluções para seu negócio. Sistemas e Websites